Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Ilha [Ep. 01] O Sobrevivente

O império romano havia declarado os cristãos como uma ameaça à segurança do império. Eles eram tidos como insubordinados, uma vez que se recusavam a participar do culto ao imperador e, embora eles fossem cidadãos exemplares, Roma desconfiava que sua existência era perigosa. Por causa disso, muitos seguidores de Jesus foram queimados vivos, entregues às […]


  • Compartilhar:

O império romano havia declarado os cristãos como uma ameaça à segurança do império. Eles eram tidos como insubordinados, uma vez que se recusavam a participar do culto ao imperador e, embora eles fossem cidadãos exemplares, Roma desconfiava que sua existência era perigosa. Por causa disso, muitos seguidores de Jesus foram queimados vivos, entregues às feras, mortos na arena do Coliseu. Os líderes do movimento, conhecidos como apóstolos, foram brutalmente executados. Houve apenas uma exceção: João, também conhecido como o discípulo amado.

João fora sentenciado a viver em Patmos, uma ilha localizada no Mar Egeu que se tornou uma prisão de segurança máxima. O coração do escritor do Apocalipse estava entristecido pelo martírio de seus companheiros, cheio de nostalgia por sua terra natal e por sua igreja local. Seu desejo de reencontrar seus queridos era tão grande quanto a sua solidão na ilha-prisão.

Embora João estivesse isolado em uma ilha, as dores da igreja no continente o incomodavam mais que a sua própria. Contudo, foi em Patmos que João compreendeu que todo o planeta Terra está ilhado do universo e que todos nós somos prisioneiros de um governo tirânico e maléfico. Seu exílio mostrava o isolamento que a raça humana enfrentava distante do seu Criador e do resto da sua criação.

1. Você já se sentiu sozinho em algum período da sua vida?

2. Em algum momento da sua vida, você já teve sua dor amenizada enquanto deixava de lado seus problemas e se concentrava em ajudar a outros?

3. Como nós (a igreja) podemos ajudar pessoas que se sentem solitárias?

A situação de João não era nada fácil. Ele estava velho, separado das igrejas que havia fundado, era o último sobrevivente entre os apóstolos e estava em uma prisão de segurança máxima. Todavia, ele enxerga a sua própria condição como uma peça de uma obra maior. Ele é um “companheiro na tribulação”. Jon Paulien escreveu: “Só aqueles que sofreram verdadeiramente sabem como confortar os que sofrem.”

João encarava seu exílio e sua condição de isolamento como sendo muito mais que um mero problema. Aquele era o seu testemunho. Ele utilizava a própria dor para aliviar os sofrimentos da igreja. Ele não era apenas “companheiro na tribulação”, ele também era um “companheiro na perseverança”. Em sua experiência de aflição e solidão, ele tinha autoridade para dizer: “aguentem firmes! Estamos juntos nessa!.”

Contudo, João não ficaria solitário na ilha por muito tempo. Mal sabia ele, que estava prestes a receber a visita de um estrangeiro, que será descrito no nosso próximo encontro. Nem pense em perder.

Desafio Prático:

Que tal visitar um local onde pessoas estejam se sentindo solitárias? Pode ser um asilo, um orfanato, um hospital, um presídio... Junte seu PG e seja a companhia que muitos precisam!

“Encontrei o significado da minha vida ajudando outros a encontrar o significado das suas vidas

Victor Frankl