Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Agenda do Herói [Ep. 12, Temp. 03]

A SAGA DO HERÓI Episódio 12- A Agenda do Herói “Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o, E chamaram o cego: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama”. Marcos 10:49. PLAY             Como é bom depois de uma longa espera, ou várias tentativas ser recebido, ou chamado. Isso ocorre no hospital, no detran, no banco e […]


  • Compartilhar:

A SAGA DO HERÓI

Episódio 12- A Agenda do Herói

“Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o, E chamaram o cego: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama”. Marcos 10:49.

PLAY

            Como é bom depois de uma longa espera, ou várias tentativas ser recebido, ou chamado. Isso ocorre no hospital, no detran, no banco e em vários lugares. Vivemos em função do tempo, de nossa agenda e da dos outros. Nosso herói tinha uma agenda a cumprir. E em nossa agenda sempre temos o que é importante e prioritário. Cristo resumiu sua vida e missão ensinando e realizando milagres, e seu foco sempre foi as pessoas. Confirmamos essa verdade quando atende a mulher no fluxo de sangue a caminho da cura da filha de Jairo e diante de suas últimas semanas na terra no meio da multidão, ao chegar em Jericó aparece um inesperado clamor de um cego mendigo: “ Este, quando viu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Marcos 10:47).

            Esse episódio aparece logo após a revelação do desejo de Tiago e João em estarem um a direta e outro a esquerda, já imaginando o lindo trono que Jesus teria, e Jesus encerra a questão após apresentar sua negativa afirmando: “ qualquer que entre vós quer ser o primeiro, será servo de todos”. (Marcos 10:44). Pense comigo um instante...o que fez Jesus parar? Podemos imaginar, que certamente  não havia um cego que chamava ou clamava por Jesus, mas o clamor de Bartimeu se destaca. Por que? Podemos perceber nesse cenário uma crise de reconhecimento a começar pelos que estavam mais próximos de Jesus, os seus discípulos, porque ainda viam o nosso herói como um Rei que sentaria no trono, já os fariseus e lideres da nação judaica, viam a Cristo como um revolucionário, reacionário e um grande ameaça que deveria ser combatida, e não precisa salientar que o inimigo estava por trás de toda essa visão distorcida.

            No entanto Bartimeu traz no seu clamor não apenas uma identificação correta do nosso herói como salvador, mas se coloca na posição real de pecador afetado pelo vírus letal. “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim” Marcos 10:48. Essa sentença identifica Jesus como o  messias da profecia e a miserabilidade em que todo ser humano se encontra. Nesse momento Jesus para, revelando sua prioridade, ou seja, o topo de sua agenda é você.

PAUSE

  1. Hoje em dia porque a prioridade das agendas não são as pessoas, e sim as metas e recursos?
  2. Leia Mateus 9:18 a 20, e destaque em que sentido o ser humano sempre esteve no topo da agenda de Cristo?
  3. Embora todo ser humano tenha necessidades, porque somente alguns são ouvidos e atendidos quando clamam?

Cristo está disposto e anseia atender a todos. O que define o atendimento não é a falta de disposição de Cristo, mas a atitude de quem pede e clama. O Herói em sua saga não pode salvar quem não se considera perdido. “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.  O efeito da cruz só neutraliza o vírus letal do pecado, se o infectado deseja e pede a cura. O Heroi trouxe o soro e disponibilizou na cruz. No último episódio veremos que nosso herói venceu, e garantiu o seu retorno para restauração total e completa do universo.      

DESAFIO PRÁTICO- ESCOLHA COM O SEU #PGMYSTILE CINCO PESSOAS NO MÍNIMO, QUE JÁ PERTENCERAM A ESSA COMUNIDADE, E ENTREM EM CONTATO COM ELAS CONVIDANDO-AS PARA UM MOMENTO ESPECIAL QUE VOCÊS PLANEJARÃO PARA ELAS.

ENQUANTO PARA ALGUNS EU SOU POSTERIDADE, PARA DEUS EU SOU PRIORIDADE.

HUMBERTO QUEIROZ