Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

20 - VOCÊ REPRESENTA DEUS?

Você sabia que nós fomos chamados para representar o próprio Deus? O relato de Gênesis da criação do mundo diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele [...] sobre toda a criação”. Deus nos fez muito parecidos com ele e deu domínio à humanidade. Antigamente, quando os reis dominavam outras […]


  • Compartilhar:

Você sabia que nós fomos chamados para representar o próprio Deus? O relato de Gênesis da criação do mundo diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele [...] sobre toda a criação”. Deus nos fez muito parecidos com ele e deu domínio à humanidade.

Antigamente, quando os reis dominavam outras cidades e ampliavam os seus domínios, como não podiam estar presentes em todas elas, faziam estátuas e as colocavam na entrada das cidades. Quem por ali passasse saberia qual rei dominava aquela região. Esse era o propósito de Deus ao criar o homem e a mulher tão semelhantes a ele e ainda mandar que se multiplicassem para encher a terra. Onde quer que chegasse um ser humano, ficaria claro que Deus reinava sobre aquele território.

O povo estava no deserto seguindo Moisés em direção à terra prometida. Naquela ocasião, eles não tinham água e o povo começou a ficar desesperado, reclamando contra Moisés e até contra Deus, que, desejando mostrar a sua misericórdia:

[...] disse a Moisés: “Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”. (Números 20.7-8 NVI)

Em vez de fazer exatamente o que Deus havia ordenado:

Moisés e Arão reuniram a assembleia em frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para dar a vocês?” Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam. (Números 20.10-11 NVI)

Ele deveria falar com a rocha, mas em vez disso, Moisés bateu na rocha e manifestou toda a sua ira contra o povo. Moisés não representou Deus apropriadamente. A situação foi tão séria que Moisés foi proibido de entrar na terra prometida e, pouco antes de ele morrer:

Naquele mesmo dia, o Senhor disse a Moisés: “Suba as montanhas de Abarim, até o monte Nebo, em Moabe, em frente de Jericó, e contemple Canaã, a terra que dou aos israelitas como propriedade. Ali, na montanha que você tiver subido, você morrerá e será reunido aos seus antepassados, assim como o seu irmão Arão morreu no monte Hor e foi reunido aos seus antepassados. Assim será porque vocês dois foram infiéis para comigo na presença dos israelitas, junto às águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim, e porque vocês não sustentaram a minha santidade no meio dos israelitas. Portanto, você verá a terra somente a distância, mas não entrará na terra que estou dando ao povo de Israel. (Deuteronômio 32.48-52)

Deus disse que Moisés não entraria na terra prometida porque não santificou o nome do Senhor naquele dia! Ele não representou a Deus apropriadamente, e isso é muito sério. Quando oramos: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome” (Mateus 9.6), estamos dizemos que queremos representar Deus e revelar para todos que estão à nossa volta quão santo ele é. Moisés falhou, pois quando deveria manifestar graça, deixou a ira transparecer e prevalecer. Ele foi impedido de entrar na terra prometida. Você tem representado a Deus de maneira correta? Como as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã, nós o representamos, por pura graça, mas precisamos estar atentos.

Quando você está na faculdade, no trabalho ou na academia e assume sua posição de cristão, servo de Jesus, se declara filho de Deus e até diz que é membro de “uma igreja”, você está representando Deus e a reputação dele está nas suas mãos. Como tem sido o seu comportamento? Você não se santifica para “ir para o céu” e nem para ser salvo, pois você já nasceu de novo, já foi adotado e é parte da família de Deus. Você se santifica para representar um Deus santo.

O seu comportamento precisa revelar o quanto ele é santo, amoroso e justo. Por isso a obediência é tão importante e devemos fazer exatamente o que ele manda. Deus mandou falar com a rocha, e não bater? Então fale.

Deus mandou perdoar? Então obedeça e perdoe. Ele mandou você dar? Então simplesmente dê. Se ele espera que você seja generoso e já lhe deu ordem para isso, aja com generosidade. Faça exatamente o que ele falou, assim, você irá representá- -lo de maneira digna para quem estiver ao seu redor

AJUSTE A CÓPIA CONFORME O MODELO.

Como você é ser humano, é imagem e semelhança do Criador e ele espera que você o represente bem. Porém, você é mais do que uma criatura; você é filho de Deus e precisa representá-lo ainda melhor! Que comportamentos você tem que não combinam, não se parecem com os de Jesus, que foi o melhor representante de Deus? Deus leva isso muito a sério, pois ele é santo e você deve ser como ele. O modelo você já conhece: Jesus.

ORE COMIGO:

Deus e pai, Acabei de perceber que represento o senhor, que é perfeito, magnífico, justo, bondoso, poderoso e misericordioso. Como posso representar você, que é tão santo, tão perfeito? Tenha misericórdia de mim e me perdoe por não prestar atenção à sua reputação. Obrigado porque você me deu o seu Espírito, que é santo. Quero aprender com ele, que mora em mim, para que eu seja uma cópia fiel de Jesus. É no nome dele que eu oro, amém.