Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

17 - REINO DE DEUS

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. (Marcos 1.14-15) O tema central da pregação de Jesus, espalhada pelos quatro evangelhos, é o reino de Deus. A missão dele era […]


  • Compartilhar:

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. (Marcos 1.14-15)

O tema central da pregação de Jesus, espalhada pelos quatro evangelhos, é o reino de Deus. A missão dele era anunciar a vinda do reino, que não é um lugar, apesar de que um dia se manifestará em um lugar geográfico, e sim um período. Há confusão em relação a esse termo, mas quero esclarecer que não se trata imediatamente de um espaço geográfico, mas de um período. Para esclarecer, vamos nos lembrar do rei Davi, que reinou sobre Israel durante um período, tendo sido sucedido pelo seu filho, Salomão, que governou a mesma região, mas que estabeleceu outro reinado. Dois períodos diferentes no mesmo espaço geográfico. O reino dos céus se estabelecerá plenamente no tempo em que Deus reinar sobre todas as coisas.

Porém, nem tudo está submisso ao Senhor, não é? Satanás é chamado de príncipe deste mundo. A terra ainda está debaixo de forte opressão. Os homens se matam, oprimem e destroem. Há doenças, epidemias e pragas. Isso não é o reino de Deus em ação, cobrindo toda a terra. Mesmo assim, o reino de Deus já chegou, pois o rei pisou em seu território e deixou súditos para espalhar o seu governo através da mensagem de Cristo e do seu estilo de vida.

A mensagem é para se arrepender e crer no evangelho, mudar o modo de pensar como se não houvesse um Deus bondoso que convida o homem e que já providenciou uma maneira deste se reconciliar com Deus. Essa mensagem é poderosa, pois convoca os homens a não mais viverem independentemente do Criador, que mandou um salvador. Além do mais, ele garante que voltará para estabelecer o seu reinado pleno.

Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós. Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos”. (Lucas 11.20-22)

A loucura desse conceito é que se trata de algo que acontecerá plenamente no futuro, mas que já está presente. É um reino que já veio, mas que também ainda virá. Precisamos entender o que Deus articulou: ele fez com que o rei do reino vindouro invadisse a era presente. A parábola do homem forte explica exatamente isso. O valente é o diabo, que guarda a era presente. Então, vem um que é mais valente que ele, vence-o, amarra-o e desarma-o; e esse mais forte que o Diabo é Cristo, aquele que nos tomou do inimigo e nos libertou.

A vinda do Messias limitou os poderes de Satanás; apenas os filhos da desobediência estão sujeitos a ele, os irmãos de Cristo Jesus estão protegidos por Deus, e o Diabo só pode tocá-los com a permissão daquele que o venceu.

Aqueles que acreditam nessa mensagem começam a viver o reino de Deus desde agora e já experimentam o que será plenamente no reino vindouro. O que se viu na época de Cristo e vê-se ainda hoje são apenas relances do reino. Ao curar um cego, Jesus mostrava que no seu reino não há cegos; ao expulsar um espírito maligno, ele confirmava que não há endemoninhados em seu reino. As maravilhas de Jesus são apenas um esboço do que está por vir. Resta-nos saber quando esse reino virá em sua totalidade.

E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. (Mateus 24.14)

O reino de Deus só vai se estabelecer plenamente depois do fim. Sendo assim, nossa parte é busca-lo em primeiro lugar (Mateus 6.33) e propagar as boas novas de Cristo por todo o mundo, principalmente pelo Brasil, que é a nossa terra. As boas novas são: o reino dos céus é chegado, aquele que se arrepender e crer em Jesus experimentará muitos privilégios de seu reino e governo já agora, lembrando que haverá perseguição. Cada vez que um cristão nasce, que alguém se converte, ele recebe o Espírito Santo e nele passa a habitar o próprio rei. Onde estiver o rei, ali estará o reino. Venha o teu reino! (Mateus 6.10).

AJUSTE A CÓPIA CONFORME O MODELO

Procure conhecer as passagens da Bíblia que falam sobre o reino de Deus. Você pode usar chaves bíblicas ou ler os quatro evangelhos destacando o que diz respeito ao reino. Busque-o em primeiro lugar, memorize Marcos 1.14-15 e Mateus 6.33, converse com as pessoas ao seu redor sobre as boas novas de Cristo. Peça que o Espírito Santo o direcione para alcançar vidas e contribuir para esse reino.

ORE COMIGO

Deus, obrigado por permitir que eu viva o seu reino, ainda que não em plenitude. Obrigada por enviar Jesus para me libertar do pecado e me garantir o acesso a esse maravilhoso reinado. Capacita-me a anunciar o evangelho em todos os locais que eu vou, quero buscá-lo em primeiro lugar. Ensina-me a amar esse reino e que eu seja uma cópia fiel de Jesus, no nome de quem oro, amém.