Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

15 - VENCENDO O PECADO

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente. (Tito 2.11-12) Escrevi esse devocional depois de um retiro de jovens que foi uma bênção. A pergunta que está ardendo no meu coração é: Como […]


  • Compartilhar:

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente. (Tito 2.11-12)

Escrevi esse devocional depois de um retiro de jovens que foi uma bênção. A pergunta que está ardendo no meu coração é: Como vencer o pecado e andar em santidade? No texto anterior, de Tito, encontraremos as nossas respostas.

“A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”. É a graça de Deus que nos salva. Mas o que é graça? O amor do Pai por nós, seu plano para nos salvar da morte eterna, o sacrifício de Jesus, isso é graça: é um favor imerecido.

“Educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século sensata, justa e piedosamente”. Veja que incrível: além de nos salvar, a graça nos ensina a andar em santidade. O que nos impulsiona a viver piedosamente é entender o amor de Jesus por nós. Tenho uma história para esclarecer o que estou escrevendo.

O pastor Paulo, um amigo, veio para Bragança Paulista e pediu que a pregação dele fosse filmada e que eu montasse um DVD com ela depois. A mensagem foi gravada e me comprometi a elaborar o DVD. Contudo, não consegui encaixar essa tarefa na agenda, não a tratei como prioridade e fui adiando por quase três meses.

Nesse meio tempo, recebi um convite para ministrar no Rio de Janeiro, onde o pastor Paulo mora. Ele soube e convidou a minha família e eu para irmos um dia antes e ficarmos hospedados no apartamento dele, perto da praia. Ficamos agradecidos e aceitamos o seu convite. Chegando ao Rio, o pastor Paulo foi nos buscar no aeroporto, presenteou meus dois filhos, levou-nos para almoçar, pagou a conta e deixou-nos no apartamento dele. Para minha surpresa, meu amigo tinha instalado TV a cabo e internet só para a minha famí- lia, só para quatro dias. Como se não bastasse, ele levou café da manhã para nós todos os dias, dirigiu para a praia, levou-nos para almoçar e jantar e ainda dirigiu até a igreja. Esse homem só parou de servir a minha família e a mim quando entramos na área do embarque. O pastor Paulo nos banhou de amor, cada membro da família foi amado.

Ao retornar para Bragança, recebi uma mensagem dele perguntando se eu poderia fazer aquele DVD encomendado há três meses. O DVD ficou pronto na mesma semana. Porque ele me amou primeiro, eu tive prazer em atender seu pedido.

Portanto, o que nos impulsiona a andar em santidade é entender o amor de Deus por nós. Se você tem falhado na vida piedosa é porque não compreendeu ainda o quão amado por Deus você é. Ao assimilar esse amor, o constrangimento causado pela revelação vai levá-lo a viver em santidade. Afinal, como eu posso deixar de atender ao pedido desse Deus que me salvou de graça. Como negar um pedido ao meu salvador? Ele nos livrou da morte eterna, libertou-nos da escravidão do pecado sem que merecêssemos! A chave para ser livre do pecado é compreender o quanto Deus ama você e lembrar-se que não é preciso fazer ou ser para receber esse amor. Isso é graça. Os mandamentos vêm depois, porque ele nos amou primeiro.

AJUSTE A CÓPIA CONFORME O MODELO

O nosso maior desafio enquanto cristãos é entender o quanto Deus nos ama. Leia Romanos 8 atentamente e perceba o que Jesus fez por nós, do que Ele nos libertou e o que nós significamos para Ele. Comece a prestar atenção aos detalhes dos evangelhos: note como Jesus se importou com os discípulos e com as multidões que o seguiram, note como a morte e a ressurreição dele foram preparadas e profetizadas séculos antes, note como ele orou por mim e por você antes de nós existirmos (João 17.20). Busque, em cada detalhe do seu dia, o amor de Deus por você e acredite, sua vida vai mudar.

ORE COMIGO

Jesus, tem dias em que eu não consigo obedecer aos seus mandamentos, tem dias em que é muito difícil andar em santidade. Mas eu quero viver piedosamente. Para isso, preciso entender o seu amor por mim. Faz-me compreender, através da sua Palavra e através do meu dia a dia, a imensidão do seu amor por mim. Que eu seja uma cópia fiel de Jesus, no nome de quem oro, amém.