Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

13 - NEGUE-SE A SI MESMO

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. (Lucas 9.23) O que é negar a si mesmo? Muitas vezes pensamos que negar a nós mesmos é deixar de realizar determinada atividade, não ouvir algum tipo de música ou parar de […]


  • Compartilhar:

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. (Lucas 9.23)

O que é negar a si mesmo? Muitas vezes pensamos que negar a nós mesmos é deixar de realizar determinada atividade, não ouvir algum tipo de música ou parar de pecar. Mas, na verdade, negar a si mesmo vai além do não fazer. O pastor Judah Smith diz que quanto mais você tentar se negar, focado nesse pensamento, mais você pensará em si mesmo. A pergunta, então, é: Como eu nego a mim mesmo?

A primeira vez que fui aos Estados Unidos da América com minha família, muitos amigos me pediram produtos do exterior. A maioria falou com a minha mãe, Rousemary, e ela fez uma lista com todas as encomendas. Chegando lá, ela passava pelas lojas e comprava o perfume de uma, o tênis de outro, uma camiseta para fulano e ela estava focada na lista com pedidos. Até que, no fim do dia, o meu pai, Josué Gonçalves, perguntou a ela: Rouse, você ficou o dia todo com essa lista e não comprou nada para você? Diante dessa atitude, eu compreendi o que verdadeiramente é negar a si mesmo: minha mãe estava tão focada nas outras pessoas que se esqueceu de seus interesses pessoais. Portanto, negar-se a si mesmo é estar tão focado em Jesus a ponto de esquecer da sua própria vontade.

Estar focado em Jesus é passar tempo com Ele, servir os que estão ao redor e ao Senhor, é cumprir a ordem do seguinte verso de Lucas 9.23: Siga-me. O segredo para negar a si mesmo é seguir Jesus. Você estará tão concentrado em saber quais são os passos dele e em alcançar o seu objetivo que, ao final do dia, perceberá que negou a si mesmo. A consequência do “siga-me” é o “negue-se”. Essas atitudes estão intimamente ligadas à humildade.

Afinal, humildade não é pensar menos de si, mas pensar menos em si. Caso contrário, Jesus não seria humilde, já que ele afirmou ser o filho de Deus e o único caminho para o Pai. O Messias veio ao mundo com uma lista de nomes, que incluía o seu e o meu. Ele dedicou a vida inteira para cumprir a vontade de Deus, que é salvar os listados. Ao final da vida, Jesus havia esquecido de si mesmo e cumprido a vontade do Pai.

Portanto, negar-se a si mesmo é humildemente seguir a Jesus e obedecê-lo.

AJUSTE A CÓPIA CONFORME O MODELO

Quanto tempo do seu dia você tem dedicado ao Senhor? Separe um momento diário para orar e para ler a Bíblia; liste algumas tarefas que você pode realizar para outras pessoas. Comece aos poucos e persista, as transformações não acontecem do dia para a noite.

ORE COMIGO

Jesus, você mandou que eu o seguisse e negasse a mim mesmo; ajuda-me a organizar minha agenda de modo que nós tenhamos um tempo juntos todos os dias. Quero aprender a ser humilde como você é e a servir como você serve. Que eu seja uma cópia fiel de Jesus, no nome de quem oro, amém.