Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

12 - VOCÊ CONHECE JESUS?

Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. (1ª de João 3.6) Ao me relacionar com jovens que frequentam as reuniões da igreja há cinco ou dez anos, que nasceram em um lar em que os valores da Palavra são vividos, cujos pais são […]


  • Compartilhar:

Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. (1ª de João 3.6)

Ao me relacionar com jovens que frequentam as reuniões da igreja há cinco ou dez anos, que nasceram em um lar em que os valores da Palavra são vividos, cujos pais são cristãos, ouço histórias muito incoerentes com o cristianismo! Por vezes, observo alguns comportamentos que me levam a questionar: Será que essa pessoa realmente conhece Jesus? As palavras e as práticas dela deixam uma impressão que não combina com Deus. Você já teve essa sensação?

Como você pode saber se conhece a Jesus? Como eu sei que eu conheço a Jesus? 1ª de João 3:6 diz: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando, e todo o que vive pecando não o viu nem o conheceu”. João é muito direto ao dizer que ou estamos em Cristo, ou no pecado.

Aquele que permanece nele não vive pecando, e aquele que vive pecando não o viu nem o conheceu. Entenda que não é quem peca, certo? Não digo que seja aquele que peca, que escorrega, que vive um momento de surpresa diante de sua ação. Você não planejou sair de casa e xingar, isso foi um acidente e é diferente de viver pecando. Não é uma prática diária, como, por exemplo, planejar se vingar e prejudicar outras pessoas. Isso não é um pecado acidental, mas se transformou em um estilo de vida pecaminoso, que chamamos de iniquidade. É disso que João está falando.

Então a resposta de “como eu sei que eu conheço a Jesus?” depende de como é sua relação com o pecado. Essa relação revela se você conhece ou não a Jesus.

O Pastor Francis Chan ilustra desta maneira: Imagine uma daquelas balanças antigas, com duas bandejas que eram ajustadas com pesos. Você colocava um pedaço de queijo de um lado e do outro, a quantia de pesos que equilibram a balança, mostrando assim o valor daquele queijo. Imagine que numa balança dessas Jesus está sobre umas das bandejas. Lembrando que Jesus é Deus, segundo a Palavra, ou seja, Deus está deste lado da sua vida. Para se ter uma noção, ele conta as estrelas do universo, chama-as pelo nome e têm-nas na palma da sua mão. Quantas estrelas existem? Cientistas afirmam que existem dez sextilhões de estrelas, dez sextilhões! Você entende o que é esse número? Existem mais estrelas no universo do que grãos de areia na face da Terra! Some todos os grãos de areia de uma praia, mais os grãos de areia de todas as praias do mundo, os que estão sob os oceanos, e o resultado seria inferior ao número de estrelas no Universo!

Existem mais estrelas do que grãos de areia na face da Terra e o seu Deus as conta e as chama pelo nome! Você imagina o tamanho desse ser que está deste lado da balança da sua vida? Subitamente, chega um namorado ou uma namorada e senta do outro lado. De repente, ele ou ela começa a pesar mais do que Jesus! Então chega o dinheiro, e o ele se assenta desse outro lado da balança e começa a pesar mais do que Jesus!

Se existe algo desse lado da sua vida que está ganhando de Jesus, significa que não é ele quem está do outro lado! Significa que, talvez, seja somente uma ideia de Jesus, uma concepção de quem ele é, uma religião, mas não é Jesus, porque ele, quando se coloca de um lado, quebra essa balança, pois nada pode se comparar ao seu valor! Todos pecamos e escorregamos, mas estamos sendo transformados e muito ainda precisa ser trabalhado em nós. Porém, isso é completamente diferente de ter os ídolos do mundo pesando mais do que Jesus.

AJUSTE A CÓPIA CONFORME O MODELO.

Jesus contou uma parábola de um homem que encontrou um tesouro tão precioso que se desfez de tudo o que tinha para poder comprar o terreno onde ele estava.

Jesus é um tesouro para você? Ele vale mais do que os seus ídolos, brinquedos e prazeres? Entregue tudo a ele e diga como Jesus tem valor para você.

ORE COMIGO:

Deus de graça, Sinto-me ridículo quando deixo pequenos ídolos, namoro, dinheiro, vaidade e poder, tomarem lugar na minha cabeça e nas minhas emoções. Perdoe-me, Senhor, ninguém vale mais para mim do que o seu filho, que morreu, ressuscitou e reina soberano. Que eu seja uma cópia fiel de Jesus. É no nome dele que eu oro, amém.