Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nordeste

União Nordeste Brasileira

11 – ANDAR COM DEUS

Publicado por: Meirinaldo Júnior

Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. […] Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu. […] Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. Depois que gerou a Enoque, viveu Jarede oitocentos anos; e teve filhos e filhas. […] Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

Esse texto tão precioso é pulado por muitos quando estão lendo a Bíblia. É fantástico como o autor do livro de Gênesis consegue descrever a vida de uma pessoa em dez segundos, assim: nasceu, cresceu, teve filhos e morreu; então, ele parte para outro. Daqui a cem anos, é exatamente a descrição que se fará de nossa vida. Ele prossegue assim até que chega na vida de Enoque, mas na descrição da vida dele há uma diferença. Enoque andou com Deus, e isso mudou tudo! Ele saiu da lista ordinária e alcançou um destaque impressionante, “simplesmente” porque andou com Deus.

O que significa andar com Deus? Amós (3.3) nos dá uma pista: Andarão dois juntos se não houver entre eles acordo?

Então, para andar com Deus, preciso estar de acordo com ele! Preciso concordar com o que ele diz e caminhar por onde ele passeia, gostar do que ele aprecia. Outra passagem que nos auxilia a entender como isso funciona é: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11.29,30)

Se você quer andar com Jesus, ele lhe pede que tome o jugo dele. Jugo é um pedaço de madeira colocado para prender dois bois juntos e puxar o arado ou uma carroça. O jugo faz os dois animais trabalharem juntos. O problema é que tem gente que aceita o convite, coloca o pescoço no jugo dele, mas quer, além de definir o destino, que o Mestre e Senhor ande no ritmo do cristão novo. O jovem quer andar com Jesus e ainda decidir para onde ir e a velocidade! Jesus é quem determina aonde ir, aonde não chegar, o ritmo dos passos, quando parar e quando prosseguir.

Quanto mais tempo andamos com alguém, mais nos parecemos com essa pessoa. Minha mulher, a Valéria, e eu percebemos que nos tornamos muito parecidos. Depois de oito anos de casados, temos um tipo de humor parecido, o gosto é semelhante. Apreciamos os mesmos restaurantes, e é tão bom ser assim, tão parecidos.

Imagino como deve ter sido a vida de Enoque, que durante todo o ano convidava Deus para participar de tudo o que fazia na vida. Pela manhã: Bom dia, senhor, vamos tomar café, vamos caminhar, vamos ao trabalho, venha jantar. Isso o tempo todo, durante 365 dias por ano, andando com Deus. Até que um dia ele convida: “Senhor, venha para minha casa”, e Deus diz: “Não. Hoje é você quem virá para a minha casa. Enoque, venha andar comigo aqui em casa. Venha, hoje eu coloco a mesa e sirvo a ceia”. Foi assim que Enoque desapareceu, pois Deus o tomou. Na lista de nomes que vinham antes de Enoque, eles nasciam, tinham filhos e morriam, mas com Enoque foi diferente. Ele não morreu. Imagine, não provar a morte e estar diante do seu melhor amigo, o Criador majestoso do Universo.

AJUSTE A CÓPIA CONFORME O MODELO.

Daqui a cem anos, qual será a descrição da sua vida? Você deseja andar com Deus? Qual o ritmo de Deus na caminhada? Combina com o seu? Para onde Deus está se dirigindo? Você está pronto para acompanhá-lo? Faz sentido caminhar na direção errada somente para ter de voltar tudo depois?

Faça um acordo com Deus, ande com ele, goste do que ele aprecia, fique parecido com ele, tenha nele o seu melhor amigo e desfrute o único tipo de vida que vale a pena.

ORE COMIGO:

Deus, Eu quero andar com você! Sei que falo isso e fico me debatendo, me achando mais veloz, mais esperto e mais atual. Perdoe a minha pretensão. Não o conheço como deveria e às vezes o trato como um ser careta e estraga prazeres. Você é a pessoa mais maravilhosa que existe no universo e desejo conhecê-lo melhor e caminhar contigo, no seu ritmo, para onde você quiser ir, conquanto estejamos juntos. Que eu seja uma cópia fiel de Jesus. É no nome dele que eu oro, amém.