Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Nordeste

União Nordeste Brasileira

09 – A IRA DE DEUS

Publicado por: Meirinaldo Júnior

Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. […] Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. (Salmo 103.9, 13, 14)

Depois de ler os versos 13 e 14, identifiquei-me com Deus, pois também sou pai e fico irado com meus filhos. Alguns pensam que quando Deus se ira está amando menos, ou quando está com raiva é porque você quebrou alguma de suas regras e ele não suporta isso. Deus não é vaidoso, mas sim amoroso. Sua ira é também expressão de amor. A ira de Deus prova o amor dele, já que ele sabe como o pecado é destrutivo e irá acabar com o filho dele se ele não tomar providências.

Eu também sou pai e sou apaixonado pelos meus dois filhos, o Davi e a Luísa. Se eu disser para o meu caçula: “Davi, não ponha o dedo na tomada”, isso se torna um mandamento, uma ordem clara. Por que estabeleci esse mandamento? Para que ele viva mais e viva bem, para que ele não se machuque. Eu já vivi muito mais do que ele e, na verdade, sei o que é bom para ele, embora ele não entenda ainda. Se depois de dada a ordem eu perceber que ele está ao lado da tomada, mexendo nela e pronto para colocar os dedinhos ali, fico bravo e procuro alertá-lo. Será que meu amor por ele diminuiu?

A minha ira de pai só revela o amor que tenho por ele. Quem é indiferente e não se importa com a dor, o fracasso e a decepção do outro não ama. Quando vejo o meu filho praticando atividades que geram vida, sucesso e desenvolvimento nele, fico cheio de alegria, pois o amo muito! Com Deus é igual. Ele é o nosso pai e nos ama. Assim como um pai que se compadece do filho, ele se compadece de nós! Como nos ama, deseja que sejamos prósperos e felizes, então deixou o manual do fabricante, a Bíblia, que registra o que gera vida em nós.

No manual dos aparelhos celulares, Apple, Samsung, Motorola, etc., há uma recomendação: não coloque na água. Não é que os fabricantes sejam vaidosos e tenham aversão à água. Nada disso! Se você colocar na água, vai acabar com o seu aparelho. Ele irá “morrer”, pois as partes eletrônicas não funcionam bem dentro da água. A Bíblia é um manual de vida, e vida com abundância. Se você já nasceu de novo e tem o Espírito Santo dele habitando em você, então você é filho dele, e o seu cuidado é o de um pai apaixonado.

Quando você começa a desobedecer, ele já percebe que você está caminhando para a morte, para a doença e para o sofrimento. Ele fica irado, pois já avisou e ensinou e não pode deixar que você siga aquele caminho. Por isso, ele repreende, avisa, adverte e, se necessário, castiga, retirando algo que você gosta para chamar a sua atenção. Então você olha para ele, que diz: “Não coloque o dedo na tomada. Não vou deixar você se matar, mesmo que tenha que lhe dar umas palmadas ou lhe deixar de castigo, você precisa aprender a obedecer, pois você não sabe mais do que o Pai!”. Obedecer é ser inteligente. Os mandamentos de Deus geram vida.

AJUSTE A CÓPIA CONFORME O MODELO.

Você consegue se lembrar do dia em que reclamou, em seu coração, de Deus? Poxa, não posso nem abraçar minha namorada? Poxa, todos os meus colegas saem para a balada e eu tenho que dormir cedo! Por que não posso assistir à pornografia, é tão agradável! A lista é grande e importa que você faça a sua própria. Se você se dedicar a estudar cada tema das proibições à luz da Bíblia, do manual do fabricante, descobrirá a razão das proibições, mas se não conseguir, seja inteligente: obedeça e agradeça.

ORE COMIGO:

Deus e pai, Obrigado pelo seu amor. É bom saber que o Senhor se preocupa comigo, que se importa a ponto de ficar irado se eu estiver desobedecendo e caminhando para a destruição. Pai, quero ser um filho grato, feliz e obediente. Abra a minha cabeça para entender a profundidade dos seus mandamentos, mas, enquanto isso, dá-me o desejo e o poder de obedecer e viver abundantemente. Que eu seja uma cópia fiel de Jesus. É no nome dele que eu oro, amém.