Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 04 |22/01| Justiça e trabalho

Autor: Pr. Diego Barros TEXTO BÍBLICO “Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor e sim como dívida.” Romanos 4:4 A Reforma também trouxe uma nova visão acerca do trabalho e da economia. O monge alemão não se limitou a discursar apenas sobre os aspectos rituais da religião. Ele ajudou nos desenhos […]


  • Compartilhar:

Autor: Pr. Diego Barros

TEXTO BÍBLICO

“Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor e sim como dívida.” Romanos 4:4

A Reforma também trouxe uma nova visão acerca do trabalho e da economia. O monge alemão não se limitou a discursar apenas sobre os aspectos rituais da religião. Ele ajudou nos desenhos iniciais do comércio como o conhecemos.

A visão medieval sobre o dinheiro era negativa. Os votos de pobreza eram uma virtude das mais elevadas e a sociedade estava estagnada no sentido de acúmulo de riquezas. A igreja romana dizia que a finalidade do trabalho era manter o indivíduo na condição na qual nasceu, ou seja, sem nenhuma mobilidade social. Dessa forma, as pessoas de nobre nascimento permaneceriam assim por toda vida, uma vez que detinham a terra, e os camponeses trabalhavam arduamente para manter o luxo daqueles que estavam no topo da pirâmide social e para se manter. O trabalho, por conseguinte, era tido como degradante para o ser humano, e por isso, os de linhagem nobre recusavam-se ao labor.

A Reforma reconceituou o trabalho como um dever que dignifica o homem, que agora, com a bênção de Deus, poderia prosperar sem culpa. Para Lutero, o trabalho beneficiava não apenas o indivíduo, mas também a sociedade como um todo. As nações que aderiram a estes ideais se tornaram mais prósperas e, consequentemente, seu povo viu a chance de ter os tormentos desta vida amenizados. A possibilidade de o indivíduo aumentar o seu nível social favoreceu o desenvolvimento da tecnologia à serviço da humanidade. Tudo isso graças ao movimento iniciado pela leitura da carta aos Romanos.

PERGUNTAS PARA DEBATE

1. Como o trabalho pode ser uma bênção na vida de alguém?

2. Como o trabalho pode ser uma maldição na vida de alguém?

3. Como fazer do ambiente de trabalho um local onde você pode pregar e viver o evangelho?

Infelizmente, não podemos ignorar o efeito colateral deste processo de enriquecimento. John Wesley, temerosamente alertou: “Temo que nos lugares onde a riqueza aumentou, a essência da religião diminuiu em igual proporção”. O acúmulo de bens sem a noção do temor de Deus, pode se tornar uma arma fatal para a injustiça na sociedade. Assim, em muitos destes lugares, como disse Cotton Mather, “a religião gerou a prosperidade, e a filha consumiu a mãe”.

PARA REFLETIR

“Ainda que o seu trabalho seja o de um lavador de pratos ou de um menino que cuida do estábulo, a sua vocação é divinamente indicada, tão sagrada quanto a de qualquer pastor ou oficial da igreja.” Martinho Lutero