Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 50 |11/12| Poder da salvação versus poder da perdição

TEXTO BÍBLICO “Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?”   -  Daniel 8:13 Como temos visto até aqui, o chifre pequeno exerceu seu poder fazendo guerra conta os Santos. Por astúcia nos seus empreendimentos, fez prosperar […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados?”   -  Daniel 8:13

Como temos visto até aqui, o chifre pequeno exerceu seu poder fazendo guerra conta os Santos. Por astúcia nos seus empreendimentos, fez prosperar o engano e no seu coração se engrandeceria contra Deus, contra Cristo, o Príncipe dos exércitos do Céu (Daniel 8:25) e destrói a muitos que vivem despreocupadamente (Daniel 8:25). Introduziria um falso dia de adoração, o domingo. Pretendendo trocar os mandamentos, agiria contra o Contínuo e o Santuário Divino e contra a verdade, instituindo um sacerdócio que pretende perdoar o pecado dos homens, introduzindo doutrinas e ensinamentos contrários à Lei de Deus. Também introduziria um sistema de salvação por obras, contrário ao da Bíblia - salvação pela graça e fé (Efésios 2:8 -10).

Os “santos” são perseguidos pelo “chifre pequeno” e o Ancião dos Dias os leva a um julgamento celestial. Esse julgamento é em favor dos santos do Altíssimo. Então, os santos recebem o reino do Filho do homem. A imagem é bastante clara. Os “santos” têm sido atacados pelo poder contrário a Deus, mas são justificados no julgamento. A vindicação dos santos implica a condenação do “chifre pequeno”. Finalmente, esse perseguidor do povo santo será esmagado.

Pode-se resumir esse ataque do chifre pequeno, dizendo que ele está envolvido em uma luta com o Príncipe do exército, usurpando Suas funções e interferindo nos benefícios que Ele fornece ao Seu povo, na atividade redentora celestial. Além disso, o chifre persegue o povo do Salvador-Príncipe.

Visto que os pecados confessados do antigo Israel contaminaram o santuário terrestre, pode-se dizer que foi indiretamente profanado por Satanás. Ou seja, por meio das tentações de Satanás, membros da comunidade da aliança foram levados a atos de pecado pelos quais o arrependimento e os rituais prescritos de sacrifício no santuário foram instituídos para o genuinamente arrependido. No mesmo sentido, pode-se dizer que o poder do chifre pequeno (como agente satânico), desempenha um papel indireto na contaminação do santuário celestial.

No entanto, devemos ter em mente que a contaminação do santuário celestial não é a verdadeira questão na atividade do “chifre pequeno” em Daniel 8: 9–12. A verdadeira questão é uma luta do poder do “chifre pequeno” e a agência que está por trás dele para arrancar do Príncipe do exército o controle sobre o plano divino da salvação. Essa luta tem dimensões cósmicas envolvendo o céu, a terra e o triunfo final do amor de Deus em salvar a humanidade caída.

Pausa para Discussão

1. Apostasia é deixar o caminho da verdade para seguir o caminho do erro. Por que algumas pessoas têm escolhido seguir o caminho errado?

2. O que tem desviado a atenção das pessoas da sincera fidelidade a Deus?

3. Você acha que alguém pode se rebelar contra Deus, Sua verdade ou Sua lei e prevalecer?