Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 52 |27/12|Perto do lar

TEXTO BÍBLICO "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão o seu povo; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus." Apocalipse 21:3 A maioria das pessoas pensa no céu como um recanto no universo onde estaremos em um eterno descanso e contemplação. O […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão o seu povo; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus." Apocalipse 21:3

A maioria das pessoas pensa no céu como um recanto no universo onde estaremos em um eterno descanso e contemplação. O pensamento de passar a eternidade vestido de branco, tocando harpa, cantando e meditando, dificilmente apelaria a uma pessoa do século 21. O poeta Laurie Lee observa quão insatisfatória é a imagem do céu para a mente moderna: “O céu é visto como um lugar muito casto, muito desinfetado e com muita ênfase em seu comportamento. O inferno, por outro lado, é visto como um lugar de ação, elevadas temperaturas e de companhias mais interessantes”. Essa visão de um paraíso vago, impalpável e vaporoso, inspira-se na filosofia grega e não nos ensinos bíblicos. Uma visão correta do que nos aguarda fortalece a certeza e o desejo de estarmos eternamente com o Senhor. Eis alguns vislumbres bíblicos de como será a herança eterna.

1º Vida ativa e emocionante - Diferente da ideia popular de morar nas nuvens em um eterno retiro celestial, a realidade apresentada na Bíblia é de uma cidade com intensas atividades sobre esse planeta renovado. “Aguardamos a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11:10). Diversas passagens bíblicas nos falam das atividades na nova terra como plantar, colher, criar animais, edificar casas etc. (Am. 9:13; Is. 65:21 e 22). Ellen White escreveu as seguintes palavras: “No céu toda faculdade será desenvolvida, toda capacidade ampliada. A aquisição de conhecimento não cansará a mente nem esgotará as energias. Ali os mais elevados anseios serão alcançados. Teremos sempre novas alturas a superar, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender” (História da Redenção, p. 432).

2º - Desfrutaremos da presença de Deus – Um aspecto singular da vida na nova terra será o fato de o próprio Deus habitar com os salvos. Em suas parábolas, Jesus frequentemente falou do destino humano em termos de estar na presença de Deus, onde estaríamos em uma festa na casa do noivo ou na casa do chefe da família e o ouviremos falar: “entra no gozo do teu Senhor” (Mt. 25:21). A presença de Deus será tão real que a cidade “não precisa nem do sol, nem da lua, pois a glória de Deus a ilumina” (Ap. 21:23).

3º - Comunhão com todos os crentes de todas as épocas – Viveremos com pessoas de diferentes raças e culturas, nossa comunhão se estenderá aos que viveram em todas as eras: patriarcas, profetas, apóstolos, mártires, missionários, pioneiros, nossos ancestrais e descendentes. Será a “grande multidão de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap. 7:9). É impossível imaginar a inspiração e informação que obteremos nesses relacionamentos com os salvos.

4º - Ausência do mal – Não teremos a presença de nada que limite ou prejudique a nossa vida. Imagine um lugar sem ódio, inveja, discriminação, serviço funerário, engano, corrupção, pessoas com fome, doenças incuráveis, desemprego, infidelidade conjugal etc. Na nova terra, todos teremos o tempo e os recursos necessários para atingirmos os mais elevados objetivos. Não teremos nenhum temor ou ansiedade. Uma boa imagem para descrever isso é dizer que a cidade terá uma “grande muralha” (Ap. 21:12). Nas cidades antigas, quanto mais alta a muralha mais segura a cidade. Sem alarmes, sem seguros, sem segurança pública ou privada, sem sequestros, sem golpes.

5º - Adoração profunda e rica – Na nova terra, tanto a adoração pública quanto pessoal não só será regular, mas também mais rica em expressão e significado. Os hinos do livro do Apocalipse sugerem que a nota-chave do culto na nova terra será louvar a dignidade de Deus por sua perfeita criação (4:11), maravilhosa redenção (5:9,12) e restauração do Seu povo (19:1-3). Lá teremos uma apreciação mais completa da grandeza de Deus, por isso O adoraremos de maneira mais profunda.

PARA DISCUTIR

1.  Como você tem se preparado para a segunda vinda de Cristo? O que você pretende melhorar nesse aspecto, no próximo ano?

2.  A MANEIRA COMO ESTÁ A SUA VIDA HOJE É A MESMA QUE VOCÊ DESEJA TER QUANDO CRISTO VOLTAR? POR QUÊ?

Alguns homens estavam sentados numa sala, esperando ser entrevistados para obter o emprego de telegrafista. Enquanto os minutos iam passando, um operador de telégrafo, num canto da sala, transmitia notícias. De repente, um indivíduo levantou-se, entrou no escritório do gerente e obteve o emprego. Os outros homens murmuraram contra o aparente atrevimento desse indivíduo; mas, na realidade, ele não fizera nada de errado. Enquanto os outros conversavam ociosamente, esse homem, Tomas Edson, prestava atenção às mensagens transmitidas pelo telégrafo. Subitamente ele ouviu a seguinte comunicação: “quem ouvir essa mensagem compareça ao escritório do gerente e obtenha o emprego”. Só um homem ouviu a mensagem. Só ele pôde agir e só ele conseguiu o trabalho.

Deus nos deixou mensagens claras, com o conteúdo: em breve voltarei.

PRA NÃO ESQUECER