Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 3 - 19 de Janeiro - Uma vida gasta pela causa de Deus

UMA VIDA GASTA PELA CAUSA DE DEUS “Nascemos sem trazer nada. Morremos sem levar nada. E no meio brigamos por algo que não trouxemos e que não levaremos”. Autor Desconhecido Alguns exemplos de vida no cristianismo brilham como um farol na profunda escuridão do nosso mundo egoísta, dizendo: “podemos ser generosos, apesar das nossas provações”. […]


  • Compartilhar:

UMA VIDA GASTA PELA CAUSA DE DEUS

“Nascemos sem trazer nada. Morremos sem levar nada. E no meio brigamos por algo que não trouxemos e que não levaremos”. Autor Desconhecido

Alguns exemplos de vida no cristianismo brilham como um farol na profunda escuridão do nosso mundo egoísta, dizendo: “podemos ser generosos, apesar das nossas provações”. Tais exemplos deveriam desafiar-nos a investir o nosso tesouro no céu onde a traça, ferrugem e os ladrões não podem chegar.

Certo missionário havia desafiado os membros de sua igreja a fazerem um sacrifício em prol da causa de Deus, e ao visitar uma das famílias mais pobres da igreja, não podia acreditar em seus olhos. Quando ele se aproximou, percebeu que o filho mais velho estava puxando o arado, em vez de o boi forte que a família possuía. Quando o missionário perguntou: “Onde está o seu boi”? Ele ficou surpreso quando a família respondeu: “Nós vendemos, para que pudéssemos dar uma oferta para o novo lugar de adoração a Deus.” O missionário chorou quando entendeu a enormidade do sacrifício feito pela família. Eles estavam dispostos a suportar a pobreza de modo que pudessem contribuir para a obra de Deus.

Exemplos a serem seguidos

Em 2 Coríntios 8:1-5, Paulo incentiva os coríntios a crescer na graça de dar. Para incitá-los a dar generosamente, ele tem diante de si o exemplo das igrejas da Macedônia. Paulo apresenta os macedônios como um exemplo digno de imitação quando se trata da questão de dar a Deus.

Macedônia era um país montanhoso ao norte da Grécia, na Península dos Balcãs. A primeira menção da Macedônia na Bíblia está em Atos 16, quando um homem aparece em uma visão a Paulo e suplica-lhe, dizendo: “Vem à Macedônia e ajuda-nos” (At 16:9).

Os macedônios foram condenados ao ostracismo e perseguidos por acreditarem no Senhor Jesus e ter abandonado os falsos deuses e sua maneira vazia de viver. Muitos, em condições similares operariam em um modo de autopreservação, mas não os macedônios. Eles estavam em profunda angústia, mas eles contribuíram para o alívio dos outros.

Um personagem da história do adventismo que mostrou essa disposição de doar-se pela causa foi Thiago White. Quando jovem, Thiago White era um professor escolar. Mais tarde ele se tornou um ministro cristão em Maine. Aceitou a visão de William Miller sobre o segundo advento e teve êxito pregando a doutrina da breve vinda do Senhor Jesus. Era um bom líder, um missionário talentoso e capaz; pregava o evangelho com poder em público. Thiago White foi o editor do primeiro periódico emitido pelos Adventistas, ele foi presidente da Conferência Geral entre 1865-1967, 1869-1871, e 1874-1880.

Um dos melhores exemplos para descrever a grandiosidade da doação desse homem pela causa de Deus é descrito no livro “A mão de Deus ao leme”, páginas 78 e 79 que diz: Foi durante uma reunião celebrada em Dorchester, no Estado de Massachusetts, no mês de novembro de 1848, quando Ellen White – então uma jovem senhora de 21 anos – recebeu uma revelação divina. Depois da visão, dirigindo-se ao esposo, Thiago White, assim se expressou: “Tenho uma mensagem para ti. Deves começar a publicar um pequeno jornal e mandá-lo ao povo. Seja pequeno a princípio; mas, lendo-o o povo, mandar-te-ão meios com que imprimí-los e alcançará bom êxito desde o princípio. Desde este pequeno começo foi-me mostrado assemelhar-se a torrentes de luz que circundavam o mundo.”

Um ano mais tarde, Tiago White revelou-se profundamente impressionado com a ideia de que havia chegado o tempo de difundir com a pena, a verdade presente. A mensageira de Deus descreve o que ocorreu então: como o esposo, ao mesmo tempo que manifestava ânimo e entusiasmo, também alimentava dúvidas e incertezas, pois não possuíam os recursos necessários para materializar este ideal.

Sobrepondo-se ao desânimo, entretanto, Tiago White decidiu trabalhar em um campo de feno. Era então um jovem de 27 anos. Usando uma foice como ferramenta, trabalhava arduamente, recebendo por seu labor o salário de oitenta e sete e meio centavos de dólar por acre (meio hectare). Os recursos assim obtidos serviam-lhe para sustentar frugalmente a família (os White tinham então dois filhos menores), e, pensava ele, para ajudá-lo a financiar a produção de uma modesta revista que teria como título Present Truth (A Verdade Presente). Seria uma publicação de oito páginas e seu formato seria bem simples e modesto (15,5 por 24 cm).

O espírito que animava o jovem pregador, e a determinação de gastar-se e se deixar gastar no serviço de Cristo, podem ser aquilatados em um parágrafo de uma carta dirigida ao irmão Stockbridge, escrita no dia 2 de julho de 1848: “Hoje o dia está chuvoso, de modo que não vou cortar feno. ...Corto feno cinco dias para os incrédulos, e aos domingos para os crentes, e descanso no sétimo dia; não tenho, portanto, senão muito pouco tempo para escrever. Deus me dá forças para trabalhar arduamente o dia todo. Os irmãos Holt, João Belden e eu contratamos cem acres de pasto para cortar (uns quarenta hectares), ao preço de oitenta e sete e meio centavos de dólar o acre (uns quatro mil metros quadrados) a seco. Louvado seja Deus! Espero ganhar alguns dólares para empregar na causa de Deus”.

Nós precisamos aprender com eles e imitar seu exemplo. Na verdade, sofremos provações, mas a partir do exemplo dos cristãos da Macedônia e do exemplo do pioneiro Thiago White, devemos encontrar força para não nos tornar rancorosos e egoístas. Este mundo não é a nossa casa, e tudo o que passa pelas nossas mãos é temporal. Mais do que tudo, o nosso julgamento iminente deve desafiar-nos a investir o nosso tesouro no céu.

Sua pobreza extrema
Paulo ressalta o fato de que os macedônios não eram apenas pobres, eles eram extremamente pobres. Era maravilhoso para Paulo observar que pessoas tão pobres poderiam ser tão generosas. Como a generosidade poderia abundar em tamanha pobreza? Para Paulo isso era um milagre que ele só poderia atribuir a Deus. Paulo usa o exemplo dos Macedônios para fazer o seguinte desafio aos cristãos de outras partes e épocas:

1. Onde deve ser o nosso principal investimento: Paulo dá o conselho através de Timóteo (1 Timóteo 6:17-19).
2. As limitações temporais não significam limitações espirituais.

Os exemplos da Macedônia e de Thiago White falam de maneira eloquente para aqueles na igreja que tem que servir ao Senhor em uma posição de pobreza. Olhamos para a nossa situação e nos perguntamos: O que podemos dar ao Senhor quando estamos tão pobres? Os exemplos mencionados nos mostram de maneira convincente que apesar da nossa pobreza, podemos dar generosamente à causa de Deus e dar com grande alegria.

“Ensinou Ele (Jesus) que o valor da oferta é estimado, não pela quantidade, mas pela proporção em que é dada e pelos motivos que moveram o doador. ” (Atos dos Apóstolos, p. 342).

3. Como tornar-se generoso

Uma pergunta a ser respondida: O que fez dos cristãos macedônios uma igreja tão generosa e alegre, que não precisavam
de coerção para dar? O que os fez pedir ao Apóstolo que lhes fosse dado o privilégio de participar no ministério de dar?
O que tornou Thiago White um homem tão disposto a gastar-se e deixar-se gastar pela causa? Qual era o segredo? Na verdade, não existe segredo na causa de Deus, todos podemos viver uma vida de generosidade e vitória sobre o egoísmo.

Quatro aspectos se destacam na disposição de ofertar com generosidade:
a. Eles haviam recebido a graça de Deus.

Por natureza somos egocêntricos e não podemos dar generosamente. E mesmo quando damos podemos ser motivados por motivos egoístas. Para dar à causa de Deus livremente, temos de encontrar a graça de Deus na Pessoa de Jesus Cristo. Compreender seu sacrifício na cruz por nós vai tocar as cordas invisíveis de nossos corações, derretendo o egoísmo e egocentrismo que reside lá. Seu amor vai restringir e impulsionar-nos a dar.

b. Eles deram a si mesmos primeiro ao Senhor.

A razão pela qual muitas pessoas não dão generosamente é porque eles não têm realmente se entregado ao Senhor. O segredo por trás da verdadeira doação encontra-se na doação de nós mesmos primeiro a Ele. Quando Cristo, nosso Senhor possui nossos corações, Ele também terá as nossas carteiras e bolsa. A verdade é que só podemos dar generosamente, seja rico ou pobre, quando nos doarmos primeiro ao Senhor!

c. Eles acreditavam que suas contribuições fariam uma diferença.

Essas pessoas acreditavam que suas contribuições, se juntas ao todo, iriam fazer a diferença. Esta diferença os sustentava com alegria. Às vezes, pensamos que as nossas ofertas não contam muito e não farão diferença, e assim, bloqueamos as bênçãos do céu.

Houve uma mãe que só embalou cinco pães e dois peixes pequenos para seu filho que ia ouvir o pregador itinerante, Jesus Cristo. Quando chegou a hora de comer, Jesus decidiu usar esse lanche para dar uma festa a multidão. Mas como isso poderia alimentar um número estimado de 13.000 pessoas? No entanto, quando o almoço do menino foi trazido a Jesus, Ele abençoou-o, alimentou a multidão e houve uma abundância de restos! A mensagem é clara, tudo o que precisamos é
devolver a Deus o que Ele coloca em nossas mãos, independentemente de quão pequena quantidade. Ele vai abençoá-la, multiplicá-la; e ele vai apoiar e financiar a comissão evangélica.

Conclusão:
Mesmo enfrentando provações ou limitações, podemos abraçar o exemplo de fé e generosidade apresentados hoje e dar com alegria ao Senhor. Olhando para os exemplos citados, não nos atrevemos a desculpar-nos a dar de maneira generosa. Os exemplos nos deixam expostos. Vamos abraçar de todo o coração os ensinos e imitar seus exemplos.

PARA DISCUTIR

1. Você já teve a coragem de dizer ao Senhor: “Tome o que quiser, aquilo que mais lhe agrada”? Você tem medo que Ele
queira aquilo que você mais deseja manter?
2. Quem é a pessoa mais generosa que você conhece? Quais lições ele(a) lhe ensina?

3. Que implicação minha generosidade tem sobre o cumprimento da Missão da pregação do evangelho a todo o mundo?

Versos estudados nesta lição:
2 Coríntios 8:2; 8:1-5; Atos 16:9; 1 Timóteo 6:17-19

Pr. Josanan Alves
Mordomia Cristã – União Nordeste Brasileira