Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 31 - 04 de agosto - Amor incondicional

AMOR INCONDICIONAL “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” Colossenses 3:14 Mesmo que sejamos bons leitores, dediquemos bastante tempo vendo palestras ou ouvindo conselhos dos mais experientes sobre como melhor educar os filhos, haverá um momento em que diremos: - “Se pudesse voltar atrás, faria diferente”. Todos desejam acertar pois […]


  • Share:

AMOR INCONDICIONAL

“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” Colossenses 3:14

Mesmo que sejamos bons leitores, dediquemos bastante tempo vendo palestras ou ouvindo conselhos dos mais experientes sobre como melhor educar os filhos, haverá um momento em que diremos: - “Se pudesse voltar atrás, faria diferente”. Todos desejam acertar pois o amor é o que permeia nossas ações. Cientes disso, é preciso descobrir que atitudes são necessárias para que a família viva em harmonia com a vontade divina. A despeito das ações, o princípio deve ser do amor incondicional. Na lição de hoje, analisaremos o que é amar incondicionalmente. Só Deus pode eliminar ações danosas e plantar no coração a semente do amor incondicional.

Amar incondicionalmente é deixar a vontade de Deus prevalecer
Ao deixar a cidade onde vivia, ao lado de parentes e amigos, Abraão já demonstrava seu interesse em viver a vontade de Deus. Foi a disposição em atender ao mandado celestial para que ele sacrificasse o seu único filho, a quem tanto amava, que ele mostrou ao mundo o que Deus já sabia, que por meio de sua fé, estava disposto a fazer a vontade de Deus prevalecer. (Rom.4:1-3; Tg.2:21-23). E foi essa firmeza em seguir os reclames divinos que influenciou as ações de seu filho que, “entregou-se com voluntária submissão... sentia-se honrado sendo chamado a dar a vida em oferta a Deus”. P.P. pág.152 Se os pais desejam marcar positivamente a vida dos filhos, precisam de coerência entre o falar e o agir. É possível glorificar a Deus no lar; é possível ter uma família que irradia o brilho celeste. Na casa onde a vontade de Deus prevalece, os acertos são maximizados e os erros diminuídos.

Amar incondicionalmente é respeitar as diferenças
Cada pessoa carrega as marcas do meio em que fora criado. Sendo assim, é preciso um entendimento entre pais e filhos. Ambos necessitam compreender que “todo fruto tem raízes” e que os atos não foram desenvolvidos num “vácuo”. Enquanto filhos desejam que os pais sejam diferentes; os pais, por sua vez, buscam realizar seus sonhos através dos filhos. Há aqueles que esperavam filhos mais estudiosos e menos levados. No entanto, o maior exemplo de amor incondicional foi demonstrado por Cristo na cruz do Calvário, quando Ele “morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Rom.5:8

Suponhamos que enquanto você está passeando, encontre um pequeno pássaro indefeso e resolva levá-lo para um lugar seguro. Enquanto caminha com o pequeno animal, ele bica seus dedos ou suja suas mãos. Tenho certeza que não o deixará, apesar de não gostar do que ele lhe fez, pois a segurança dele é mais importante.
O amor entre pais e filhos deve estar acima dos defeitos de ambos. Ao entender e aceitar a individualidade do outro, passamos a respeitar as diferenças.

Amar incondicionalmente é querer mudar
Deus requer que influências negativas e hábitos prejudiciais sejam abandonados para que Ele opere grandes transformações. Quantos lares poderiam viver numa atmosfera celestial, se os pais estivessem dispostos a reunirem sua família no altar do Senhor. A realização do culto familiar pode ser um tremendo sacrifício para alguns, devido à falta de prática. São muitos os desafios: o tempo escasso devido ao trabalho, a escola das crianças, etc. Todas são razões plausíveis, porém não justificáveis.

Se há um tempo em que o culto doméstico precisa acontecer, esse tempo é hoje. Negligenciar alguns instantes no começo do dia ou no final dele é colocar Deus em segundo plano e deixar a família a mercê das setas inflamadas do diabo. Sabendo que Deus não aceita outro lugar que não seja o primeiro e que o inimigo não perde oportunidade de acertar suas flechas, precisamos tornar a comunhão de nossa família com Deus, uma prioridade.

O ponto de partida para a nova fase da vida de Abraão foi afastar-se dos costumes de sua família. A nossa disposição em aceitar quebrar as barreiras que nos separam de Deus, nos garantirá mudanças que serão coroadas de bênçãos.

"Ainda que o caráter, os hábitos e as práticas dos pais tenham sido lançados num molde inferior; mesmo que as lições a eles ministradas na infância e na juventude tenham levado ao desenvolvimento infeliz do caráter, não precisam desesperar-se. O poder convertedor de Deus pode transformar tendências herdadas e cultivadas; pois a religião de Jesus é dignificante." O Lar Adventista, 206

PARA DISCUTIR

1. Quais os benefícios de uma família que realiza o culto familiar e como torná-lo prazeroso?
2. Que impressões são plantadas no coração dos filhos que veem seus pais em comunhão?
3. Em que aspectos a compreensão de que carregamos as marcas de nossa infância pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos?
4. Qual a relevância para amigos e parentes de uma família em que a vontade de Deus prevalece?
5. Por que é importante aceitar a individualidade do outro?

Conclusão - Apelo
Acreditei que estava desenvolvendo corretamente o papel de pai. Isso durou até o dia em que minha filha pediu, como presente de aniversário, que eu desligasse o celular. Certamente no livro que conta a história de sua vida se encontra a expressão: “Poderia ter feito diferente”. Sugiro que acrescente outra frase: “Sei que posso fazer melhor”. Isso exigirá mais do que força de vontade e cobrará sacrifícios. Talvez signifique desligar o telefone num dia e, depois, usá-lo sabiamente pelo resto de sua vida.

Coloque Deus em primeiro lugar, reavalie suas ações e lute com determinação para que novas páginas sejam escritas. É provável que você esteja convicto que precisa mudar, mas não saiba como. Peça ajuda a pessoas que conseguiram vencer tais dificuldades. Mas, acima de tudo, clame a Deus por sabedoria e força. Ele está sempre disposto a te conceder a sabedoria necessária.

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
Gn 12:1-5
Gn 22:2-13
Tg 1:5; 2:21-23
Rm 4:1-3; 5:8

Adolescentes Guiados pelo Espírito, 144 e 145
Criando Adolescentes, 163
O Lar Adventista, 206, 322 e 323
Pagando o Preço, 16
Patriarcas e Profetas, 152

Pr. Francisco Marcondes - Distrital Associação Pernambucana