Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição nº 27 - 07 de julho - O bom uso do tempo

O bom uso do tempo “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33. Todas as inovações tecnológicas são pensadas para agilizar nossa vida. No entanto, parece que cada vez mais, temos menos tempo. A internet foi pensada e projetada para unir pessoas ou […]


  • Share:

O bom uso do tempo

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33.

Todas as inovações tecnológicas são pensadas para agilizar nossa vida. No entanto, parece que cada vez mais, temos menos tempo. A internet foi pensada e projetada para unir pessoas ou computadores, desse modo, nos últimos anos houve uma intensa democratização da informação e um encurtamento fenomenal do tempo que era gasto em determinadas atividades. Porém, com um computador na mão (smartphone), na mochila ou na bolsa (tablets ou notebooks), o que era para ser um instrumento para agilizar nosso dia a dia tem se tornado um problema com consequências graves.

Apesar de ganharmos tempo com o avanço da tecnologia, muitas vezes, não nos preocupamos com o tempo que perdemos na Internet, principalmente nas Redes Sociais.

Os homens comuns limitam-se a passar o tempo, mas quem tem talento trata de aproveitá-lo.

Usando, e não gastando o tempo. José Maria Vigil, um famoso teólogo, afirmou certa vez que "durante o ano, temos 365 angústias; por dia temos 24 desencantos; e por hora 60 inquietações”. É provável que ele esteja correto. Mas, apesar de vivermos num mundo de angústia, inquietação e desencanto, podemos com a graça de Deus, transformar o tempo que temos em uma trajetória bem-sucedida. O cristão precisa aproveitar o seu tempo ao máximo, como disse o filósofo Schopenhauer: “Os homens comuns limitam-se a passar o tempo, mas quem tem talento trata de aproveitá-lo”. Portanto, devemos entender que o Tempo é um Dom de Deus.
Do ponto de vista de Deus, nosso tempo não equivale a nada. Assim como diz Tiago 4:14: “e, entretanto, não sabeis o que acontecerá amanhã! Pois que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um instante e depois se desvanece”.

Os “Ladrões” do Tempo. Deus é o Criador do Tempo e não há como falar de uma vida cristã equilibrada sem o uso consciente do tempo. E equilíbrio é palavra-chave para o uso da internet.

Hoje, é fácil perceber que estamos ficando cada vez mais cedo, dependentes do celular. Pequenas crianças, de um ou dois anos, os chamados “nativos digitais”, já sabem manusear com destreza os smartphones e passear pelos aplicativos. Assim, uma autoavaliação é importantíssima para saber se há exageros no uso do celular.
Até que ponto estamos exagerando? Para termos uma ideia, entre a comunidade científica internacional já está estabelecida a descoberta de um novo transtorno: a Síndrome da Vibração Fantasma. É quando a obsessão pelo celular está em um nível tão patológico que o usuário chega a sentir o celular vibrando mesmo sem estar, além de ouvi-lo tocar e receber notificações e chamadas inexistentes. A mente inventa tudo. E, ainda, o usuário passa por uma enorme crise de ansiedade quando a bateria do celular descarrega.
O sábio Salomão já nos dizia que há tempo para tudo, em Eclesiastes 3:1, “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Primeiro Deus. A Bíblia orienta que devemos começar o dia buscando a Deus. Em Salmo 5:3, aprendemos: “Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei”.
Muitas vezes, a correria do cotidiano nos tenta a esquecer de Deus nas primeiras horas do dia, negligenciando bons e primorosos momentos de oração e estudo da Bíblia. Há momentos, no entanto, que, ao acordar, o primeiro compromisso é ver as atualizações das redes sociais ou mensagens que recebemos durante a madrugada.
Assim, precisamos de um esforço adicional para usarmos com equilíbrio a internet: navegando nas inúmeras Redes Sociais, assistindo a filmes e séries, entre outras coisas. E ao aprimorarmos o uso do tempo, devemos pedir a Deus que nos auxilie na construção do hábito de buscá-lo todos os dias nas primeiras horas, crendo que todas as nossas necessidades serão atendidas por Ele, pois ao cuidarmos dos interesses de Deus, Ele, certamente, cuidará dos nossos interesses.

"Nosso tempo pertence a Deus. Cada momento é Seu, e estamos sob a mais solene obrigação de aproveitá-lo para Sua glória. De nenhum talento que nos concedeu requererá Ele mais estrita conta do que de nosso tempo." Parábolas de Jesus, p. 342.

PARA DISCUTIR

1. Quais são os maiores “ladrões” do nosso tempo no dia a dia?
2. Quais estratégias diárias podemos adotar para melhorar o uso do nosso tempo?
3. Quanto tempo diário devemos dedicar para o estudo da Bíblia e da oração?
4. Vale à pena pensar em dar um tempo de algumas Redes Sociais?
5. Até que ponto o uso da internet pode prejudicar a vida pessoal, emocional, profissional e espiritual?

Conclusão - Apelo

Cada um precisa tomar muito cuidado com os ladrões do tempo precioso que Deus nos deu. A melhor parte do nosso dia deve ser dedicada ao nosso Criador, ao ler sua palavra e meditar no Seu amor.

Hoje, as Redes Sociais (facebook, twitter, instagram, snap, youtube etc.) têm roubado um tempo precioso de muitos cristãos. Tempo que poderia ser aplicado nos estudos, trabalho, comunhão pessoal com Deus ou relacionamento de verdade, com a família ou amigos. Portanto, cada um deve escolher, a partir de hoje, usar sabiamente o tempo que Deus proporciona a todos.

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
Mateus 6:33
Tiago 4:14
Eclesiastes 3:1
Salmos 5:3

Pr. Leandro Alencar
Ministério Jovem - Associação Pernambucana